O novo rei jabuti

09/15/2012

Em um reino distante, quem governava era uma lebre. Todos seus súditos, também lebres, viviam felizes e não havia notícias de um reino que prosperasse tanto quanto o das lebres. Um dia, já muito velho, o rei lebre faleceu. Como não haviam príncipes ou princesas do reino, quem assumiu o trono foi um primo distante: o jabuti.

Ao virar rei, o jabuti percebeu que deveria ficar parecido com seus súditos. Encomendou um belo casaco de pêlos, orelhas de pano e trocou seu casco pela nova vestimenta.

Os moradoras da vila se empolgaram com os esforços do novo rei, porém, essa empolgação não durou muito tempo. O jabuti não conseguia ouvir e resolver todos os problemas do reino, muito menos andar por aquilo tudo

Com o passar do tempo, as lebres começaram a não pedir conselhos ou dar satisfações ao seu rei, pois as coisas demorariam demais para acontecer. Quando percebeu, o jabuti governava para um reino vazio.

Moral da história: Para liderar, é preciso entender e acompanhar os liderados, não somente parecer com eles.

Autor: Felipe Pacheco

(O Fê teve uma aula sobre fábulas na faculdade e precisou escrever uma também. Essa foi sua fábula, e achei ela tão bonitinha que queria colocar em algum lugar! Como ele não deixou publicar no nosso blog conjunto, coloquei no meu pessoal. Achei a metáfora bem boa e atual, além de fofa. E nem sou uma namorada tão puxa saco assim. Juro! Gostei de verdade. :)