De onde vem sua inspiração?

03/09/2011

De onde você tira sua inspiração para criar? Escrever, pintar, desenhar, montar, ter idéias, não importa o que você faça, uma fonte de inspiração é essencial. De onde ela vem?

Quando trabalhava com design, a minha inspiração costumava vir de cenas que aconteciam ao meu redor, artistas, referências visuais num geral. Para escrever, eu só consigo enxergar uma inspiração até agora: sentimento. Só quando estou sentindo alguma coisa consigo exteriorizá-la em palavras. Amor, saudade, raiva, ódio, tranqüilidade, curiosidade. Ele só precisa ser forte.

Eu leio muito, mas é bem difícil me inspirar com alguma leitura e querer escrever alguma reflexão sobre aquilo. Costumo achar que meus pensamentos são um tanto quanto confusos e não consigo colocar eles no papel de forma clara. Esse, por exemplo, é um post desses.

Eu estou tentando voltar com o hábito de escrever, mas apenas com um foco inspiracional tudo acaba sendo muito vago e repetitivo. Tenho que ir atrás de novas formas de inspiração e sei disso, mas ainda não sei exatamente onde.

Bobby Solomon, que colabora com o zine RRR – focada em inspiração visual e que me lembrou um pouco a Zupi – perguntou em seu blog de onde vem a inspiração das pessoas que ali estavam, uma pergunta que abre um leque enorme de respostas. Todos os tipos de amor, viagens, talento alheio, álcool, música, sites interessantes e tudo que se possa imaginar foi enviado, e ele  selecionou algumas respostas bem variadas para mostrar a seus leitores como forma de tentar aumentar o leque de cada um.
Cada um consegue tirar um insight de uma coisa diferente, o que uma pessoa enxerga ali pode não ser visto por mais ninguém porque cada um tem uma percepção diferente de tudo que acontece ao seu redor. Mas essa visão não pode ser apurada?

Será que inspiração pode ser treinada?